nuvem

A Páscoa tem como selo a ressurreição. Da Vida Nova. Da vida Plena. Rigorosamente, ressuscitamos todos os dias, a partir de novas aprendizagens e experiências. O Filho de Javé, que deu sua vida em favor de todos(as), o fez convicto de que estava dando à humanidade uma opção pelo respeito, pela liberdade, pela fraternidade universal, pela tolerância, pelo perdão, pelo amor incondicional. A Páscoa oportuniza optarmos pela libertação de amarras que nos prendem, da visão míope da realidade, fantasiosa, egoísta, para propor vida voltada à educação para a paz, para a solidariedade universal, dando sentido à existência humana. A constatação de que no futuro surgiria uma geração de inúteis, segundo artigo escrito por Yuval Noah Harari, historiador israelense, serviu de motivação para uma reflexão que pretende aproximar a mensagem pascal de desafios educacionais que se fazem sentir.