Foto Tempo de Aprender                              Na foto (da esquerda para direita): Ministro da Educação Abraham Weintraub e o Presidente do CEE/SC Osvaldir Ramos

O Presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distritais de Educação - FNCE, e Presidente do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina – CEE/SC, Conselheiro Osvaldir Ramos, atendendo o Convite formulado pelo Ministério da Educação - MEC, por intermédio do seu Ministro, Abraham Weintraub, participou do lançamento do Programa Tempo de Aprender, no dia 18 de fevereiro, em Brasília.
O Programa Tempo de Aprender a ser desenvolvido pelo Governo Federal, por intermédio da Secretaria de Alfabetização - SEALF, do Ministério da Educação, a partir das Diretrizes da Política Nacional de Alfabetização - PNA, tem como objetivo principal, contribuir com a melhoria dos índices da alfabetização no Brasil, envolvendo professores do último ano da pré-escola e do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental das redes públicas estaduais, municipais e distrital. A proposta do Programa está centrada em quatro eixos:
•    Formação continuada de profissionais de alfabetização;
•    Apoio pedagógico para a alfabetização;
•    Aprimoramento das avaliações de alfabetização;
•    Valorização dos profissionais de alfabetização.
A meta do programa estabelece o envolvimento de cerca de 300 mil professores, 80 mil escolas e mais de dois milhões de alunos, contando em sua estrutura com um curso on-line gratuito para professores da alfabetização, sendo que os dois primeiros módulos já estão disponíveis na plataforma do MEC.
O Presidente de FNCE, Conselheiro Osvaldir Ramos, parabeniza o MEC pela iniciativa, pois os Conselhos Estaduais e Distrital de Educação compartilham da mesma preocupação quanto a necessidade de intensificar as ações que envolvem essa etapa da Educação Básica, que envolve a alfabetização, sendo de grande relevância a formação continuada de professores e gestores que atuam diretamente com os estudantes, para que possam aprimorar seus conhecimentos e suas metodologias, especialmente no que tange o processo de alfabetização.