lagNo dia 12 de novembro do corrente, o Conselhos Estadual de Educação realizou, em Laguna, no Centro Cultural e Social Santo Antônio dos Anjos, a 3ª reunião junto com os Conselhos Municipais de Educação de diferentes regiões do Estado. Estiveram presentes mais de 200 representantes de Conselhos Municipais de Educação, que participaram ativamente das palestras e oficinas oferecidas no contexto da reunião. Foram proferidas as palestras sobre “Qualidade na Educação: competências de cada órgão”, pelo Ex-presidente nacional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME e atual membro do Conselho Estadual de Educação do Paraná – Carlos Eduardo Sanches, e “A Arte no Currículo”, pelo Secretário Municipal de Educação de Florianópolis e membro do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina – Rodolfo Pinto da Luz e pela Conselheira Iria Tancon, do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina. Foram também realizadas oficinas tendo como temáticas “Diálogo entre Conselhos: FUNDEB e Conselhos Municipais de Educação”, coordenada pelo Conselheiro Gilberto Borges de Sá, do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina; “COMED: composição, atribuições e rotatividade”, coordenada pelas Conselheiras Mariane Bayer Ehrat e Vera Regina Simão Rzatki, do Conselho Estadual de Educação e pela Professora Darli de Amorim Zunino, coordenadora estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – UNCME; e “Estrutura pra o Funcionamento dos Conselhos: papel do Executivo e do Legislativo municipal”, coordenada pelos Conselheiros Tito Lívio Lermen e Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina e pela Conselheira Lucilia Ribeiro Martins, presidente do Conselho Municipal de Educação de Laguna. A Mesa Plenária final contou com a palestra ”Órgãos do Sistema e Ministério Público”, proferida pelo Dr. Marcelo Wegner, Promotor da Infância e da Juventude da Comarca de Laguna. A reunião faz parte de uma estratégia adotada pelo CEE/SC, de dar suporte aos Municípios catarinenses para a organização de seus sistemas próprios de educação. Cumpre registrar que este esforço de incentivar os Municípios a exercerem a sua autonomia normativa e regulatória no setor educacional já obteve resultados importantes, posto que, segundo dados do IBGE, 100% dos Municípios catarinenses têm seus próprios Conselhos de Educação criados e em atividade.