lanamento_eepbO Conselho Estadual de Educação (CEE) anunciou os vencedores do prêmio Educador Elpídio Barbosa na presença de autoridades educacionais, conselheiros, professores, diretores de escolas, secretários municipais de educação e prefeitos. A solenidade aconteceu nesta segunda-feira, 22, às 19 horas, no Teatro Álvaro de Carvalho na Capital.

O secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, em seu pronunciamento, disse que a educação precisa de respostas, numa referência à campanha do Grupo RBS. No entanto, alertou que mais importante que as respostas, são as perguntas. “Essas indicam o que pode ser feito pela educação”, afirma.

Para Deschamps, se índices de Santa Catarina são relevantes em nível de Brasil, isto se deve ao trabalho de educadores como Elpídio Barbosa, e a personagens como o professor Sylvio Sniecikoviski, que recebeu o prêmio, assim como a todos os professores catarinenses.

Maurício Fernandes Pereira, presidente do CEE, saudou os homenageados ressaltando também o exemplo do educador Elpídio Barbosa, que passou por vários cargos e funções no exercício político e profissional, deixando sua contribuição à causa da Educação.

2310201201pqNesta 20ª edição, receberam o prêmio as escolas públicas e privadas, e municípios que se destacaram nas últimas avaliações do Ministério da Educação /INEP. Também foram premiadas as universidades que apresentaram o melhor conceito no Índice Geral de Cursos (IGC) e os cursos superiores com o melhor conceito no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE).

Além dessas escolas e universidades, a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho recebeu a homenagem como reconhecimento do CEE às campanhas do Grupo, que mobilizam a sociedade em prol da educação.

Os premiados

Instituições de ensino com melhores posições no Índice de Desenvolvimento daEducação Básica (IDEB) e Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE):

Escolas municipais Adolfho Bartsch e Pastor Hans Müller, de Joinville; escola estadual, EEB Feliciano Nunes Pires, de Florianópolis; o Colégio Posiville, de Joinville; Universidade do Estado de SC (UDESC); Centro Universitário de São José (USJ); e curso de Serviço Social da Universidade do Oeste de SC (Unoesc).

AGRACIADOS 2012 - PEEB

Escola Municipal Adolfho Bartsch - Joinville
(escola pública com o melhor desempenho no IDEB – anos iniciais do ensino fundamental);

Escola Municipal Pastor Hans Müller - Joinville
(escola pública com o melhor desempenho no IDEB – anos finais do ensino fundamental);

Município de Iporã do Oeste
(Município com o melhor desempenho no IDEB – anos iniciais do ensino fundamental);

Município de São José do Cedro
(Município com o melhor desempenho no IDEB – anos finais do ensino fundamental);

EEB Feliciano Nunes Pires – Florianópolis, pertencente à rede pública estadual de ensino;
(escola pública estadual com o melhor desempenho no ENEM – ensino médio);

Colégio Posiville – Joinville
(escola privada com o melhor desempenho no ENEM – ensino médio);

Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC – Florianópolis;
(universidade com o melhor desempenho no IGC, Índice Geral de Cursos);

Centro Universitário de São José – USJ – São José;
(centro universitário com o melhor desempenho no IGC, Índice Geral de Cursos);

Curso de Serviço Social da Universidade do Oeste de SC – UNOESC – Joaçaba;
(curso com o melhor desempenho no ENADE, Exame Nacional de Desempenho de Estudantes);

Sylvio Sniecikoviski – pessoa física com relevantes serviços prestados a educação catarinense;

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho – Grupo RBS - pessoa jurídica com relevantes serviços prestados a educação catarinense.