seminrio_024"A proposição de novos rumos para a qualidade da Educação em Santa Catarina: visão do Conselho Estadual de Educação com base na avaliação da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico)" foi o painel temático de hoje (03/07), no II Seminário Estadual dos Sistemas de Ensino, que ocorre no Auditório Ruy Hülse, na Unesc. O Presidente do CEE (Conselho Estadual de Educação), Maurício Fernandes Pereira, para discursar se baseou no documento da OCDE elaborado em 2009, que apontou um diagnóstico do sistema estadual de ensino. Este documento apresenta propostas para o desenvolvimento da educação em Santa Catarina, ressaltando a necessidade de fortalecer os setores de coordenação pedagógica nas escolas, a melhoria do acesso, permanência e atendimento ao aluno, e a criação de mecanismos que valorizem o desempenho da escola, dos professores e dos gestores. Além disso, destacou maior atenção à formação continuada dos profissionais da educação. "É importante a construção de um trabalho em rede, porque isso vai determinar melhorias para todos", afirma Pereira. A Conselheira do CEE e Diretora de Apoio ao Estudante da Secretaria de Estado da Educação, Vera Regina Simão Rzatki, falou sobre o regime de colaboração entre os sistemas de ensino, que está se fortalecendo por meio das dicussões entre Conselho, Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e Uncme (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação). Ela alertou ainda sobre a importância das Gerências Regionais de Educação, que terão uma papel fundamental na construção e no apoio ao regime de colaboração. "Santa Catarina se destaca em nível nacional, pois já temos uma Comissão de Apoio aos Sistemas, a mesma que elaborou a Carta de Lages, como resultado do Seminário que ocorreu no ano passado", enfatiza.

seminrio_074A Diretora apresentou também algumas ações que deverão ocorrer de forma compartilhada entre as redes, destacando o programa de atendimento ao Ensino Fundamental e o estabelecimento de programas técnico-pedagógico e financeiro, entre outras ações. Os trabalhos foram coordenados pelo Vice-Presidente do CEE, Gerson Luiz Joner da Silveira. Em seguida houve a reunião plenária do Conselho para a análise e a votação de processos.

Por Beatriz Menezes dos Santos/Secretaria de Estado da Educação e Daniela Savi/Assessoria de Imprensa/Unesc Fotos: Daniela Savi