seminrio2_pA equidade da educação brasileira, com o regime de colaboração entre os sistemas municipal, estadual e federal, foi o foco do discurso do Secretário de Educação do Estado de Santa Catarina, Eduardo Deschamps, na abertura do II Seminário Estadual dos Sistemas de Ensino, hoje pela manhã, no Auditório Ruy Hülse, da UNESC. “Nossos estudantes são brasileiros, não pertencem a um único sistema”, afirmou o Secretário. O evento é dirigido aos Secretários Municipais de Educação de todo o Estado e Presidentes dos Conselhos Municipais de Educação.

Participaram da solenidade de abertura o Reitor da UNESC, Gildo Volpato; o Presidente do Conselho Estadual de Educação, Maurício Fernandes Pereira; o Presidente  da UNDIME (União dos Dirigentes Municipais de Educação), Professor Osmar Matiola; a Presidente da UNCME (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação), Professora Darli de Amorim Zunino e a Pró-Reitora de Ensino de Graduação da UNESC, Robinalva Ferreira.

Os representantes da educação catarinense se manifestaram a respeito da aprovação pela Câmara dos Deputados da destinação de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para a educação nacional. “É importante os 10% do PIB, mas temos dois problemas a discutir: não pode ser por um período curto, tem que haver esse investimento por algumas gerações. E de nada adianta a medida se não tivermos uma gestão adequada desses recursos. Se tivermos competência para fazer, vamos revolucionar a nossa sociedade”, ressaltou o presidente do Conselho Estadual de Educação.

Qualidade da educação

O Reitor Gildo Volpato deu as boas-vindas aos participantes e destacou os 44 anos da UNESC, apresentando números da instituição, que oferece 46 cursos e conta com quase 10 mil alunos na graduação, sendo quase 60% mantidos por algum tipo de bolsa, financiamento ou estágio remunerado. “Construir uma universidade não é fazer lugares de privilégios a serviço de pequenas causas de cada um, por mais justas que possam parecer, mas é concretizar lugares e funções nos espaços da sociedade, pelo conhecimento e pelas ciências, a serviço de todos”, assinalou. Ele desejou que cada participante do evento possa ocupar um “lugar de responsabilidade” para “fazer uma educação de melhor qualidade em nosso Estado”.

O II Seminário Estadual dos Sistemas de Ensino prossegue até amanhã. Hoje, a partir das 13h30, será realizada a mesa-redonda sobre o tema “Custo aluno X Qualidade no atendimento e as possibilidades de financiamento”, com o coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara. Os debatedores serão o Secretário Municipal de Educação de Blumenau e o Presidente Estadual da UNDIME, Osmar Matiola. A coordenadora da mesa será a Presidente da UNCME, professora Darli de Amorim Zunino. Às 16h30 haverá reunião das Comissões do CEE.

Amanhã às 9 horas será realizado um painel sobre “Novos Rumos para a Qualidade da Educação em Santa Catarina”, com o Secretário de Educação do Estado de Santa Catarina, Professor Eduardo Deschamps, e o Presidente do CEE (Conselho Estadual de Educação), Professor Maurício Fernandes Pereira. O painel será coordenado pelo Vice-Presidente do CEE/SC, Professor Gerson Joner da Silveira. Às 11h haverá sessão especial do Conselho Pleno do CEE.

Às 13h30 será proferida uma palestra sobre o tema “Sistema Municipal de Ensino: Competências da Secretaria e do Conselho Municipal de Educação”, com o Professor Genuino Bordignon, consultor do MEC, e coordenação da Professora Sandra Guidi, Conselheira do CEE.