assembleia_2     O Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, instalado em 28 de maio de 1962, na forma da Lei nº 3.030, comemorou seus 50 anos de atuação com uma sessão especial, na noite do dia 29 de meio de 2012, no Plenário Deputado Osni Régis. A solenidade requerida pelo Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa, Deputado Carlos Chiodini (PMDB), homenageou, com placas do Poder Legislativo, as autoridades que colaboraram para o desempenho da entidade.
       Chiodini ressaltou que é uma honra enaltecer as atividades do Conselho, que durante esses longos anos conquistou e contribuiu para uma educação de qualidade em Santa Catarina. Em um breve resgate da história da Instituição, o parlamentar recordou que a instalação do Conselho foi dada sob a formação da primeira Mesa Diretora de Trabalhos, com finalidade de traçar diretrizes para a educação dos catarinenses. “O meio século deste Conselho precisa ser valorizado, por ser um órgão dotado com capacidade para avaliação e julgamento das ações voltadas para a área da educação. Com as atitudes e atos deste colegiado, assim como todos que contribuem em doação no exercício do desenvolvimento da educação, é possível afirmar com toda segurança que o sistema de educação catarinense está entre os melhores do país”, enfatizou.
       Ao fazer referencias à história do Conselho, Chiodini ressaltou ainda que desde a sua primeira composição, em maio de 1962, sob a presidência do governador Celso Ramos e do Secretário de Estado dos Negócios da Educação e Cultura, Osni de Medeiros Régis, a entidade contou com a presença de grandes educadores, entre eles, Elpídio Barbosa, o primeiro Presidente que deixou importante contribuição à causa da educação. “Em reconhecimento a todos os colaboradores faço questão de agradecer, em nome do Parlamento e da sociedade catarinense, todos por sua contribuição e atitude pioneira no Estado”.
    Ao prestigiar o evento, a Deputada Luciane Carminatti (PT) e o Deputado Dieter Janssen (PP) mencionaram que este é um momento importante para a educação do Brasil, tendo em vista a construção do Plano Nacional de Educação (PNE), que passará a vigorar por 10 anos. “Para isso precisamos olhar para os alunos e ver que os estudantes da rede municipal são os mesmos da rede estadual. Sem aplicar diferenças, uma vez que, quanto mais financiamento para a educação, mais qualidade”, lembrou Luciane. Já Dieter salientou que “a educação, por ser um dos setores mais importantes para a formação de um cidadão, precisa estar sempre em foco, independente de estar em âmbito municipal ou estadual”.
    assembleia_1Em nome de todos os Conselheiros e funcionários representando os homenageados, Maurício Fernandes Pereira, Presidente do CEE/SC, lembrou as palavras do educador Paulo Freire: “Se a educação não é capaz de mudar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”, disse, destacando a importância do Conselho como órgão normativo e consultivo das ações da educação no Estado. “Essas cinco décadas trazem marcas a serem destacadas e comemoradas em nome dos Ex-Presidentes e dos ilustres educadores presentes nesta sessão”.
    Já o Secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, membro do CEE/SC, ressaltou que participar do Conselho é ter um papel transcendental, em que não apenas se observa o que acontece na rede estadual de educação mantida pelo governo, mas tem o papel de gerir um sistema de educação. “Neste princípio, vários desafios estão apresentados ao Conselho. Além de consolidar os bons níveis da educação catarinense em âmbito nacional, buscamos avançar nos indicadores educacionais visando consolidar os melhores resultados de níveis internacionais. Essa é uma das metas de Santa Catarina, que conta com o empenho do CEE/SC. Dentro dessas metas se vê a necessidade de  implementar efetivamente o Plano Estadual de Educação para fazer as projeções do setor de acordo com o que a sociedade catarinense sonha para a próxima década”, frisou. (Tatiani Magalhães)
Homenageados:
Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, através de seu Presidente Maurício Fernandes Pereira
Silvestre Heerdt - Conselheiro Ex-Presidente
Ricardo José Araujo de Oliveira – Conselheiro Ex-Presidente