Com a presença de mais de setencentos participantes, teve início na manhã deste dia 03 de julho o Seminário de Sistemas Estadual e Municipais de Ensino. Na abertura,prestigiada por diversas autoridades da região e do Estado, O Presidente Maurício Fernandes Pereira declarou abertos os trabalhos. O Reitor da UNIPLAC deu as boas vindas aos participantes. Usaram da palavra o Secretário Adjunto da Educação, Professor Deschamps, que representou o Governador na solenidade, o representante da UNDIME, Profesor Rodolfo, a Coordenadora da UNCME, Professora Darly o o coordenador geral do evento, Professor Gilberto. Os trabalhos tiveram início com a Palestra da Professora Flávia Monteiro, do Minsitério da Educação, que tratou da articulação dos Sistemas. Os trabalhos continuam pela tarde de hoje e por todo o dia de amanha

APRESENTAÇÃO

O Iº SEMINÁRIO ESTADUAL DE SISTEMAS DE ENSINO DE SANTA CATARINA, tem a finalidade de reunir Conselheiros representantes do governo e da sociedade civil e Secretários de Educação ligados aos Sistemas Municipais , Conselheiros e representes das GEREDs ligados ao Sistema Estadual de Ensino e FECAM para discutir o Regime de Colaboração dos Sistemas de Ensino em Santa Catarina.

JUSTIFICATIVA

Em 23 de outubro de 2007, foi aprovado o Parecer nº 303/CEE/SC, solicitado pelo Presidente da Comissão de Educação Básica Professor Telmo Pedro Vieira, sobre estudos concernentes aos Sistemas Municipais de Ensino e Regime de Colaboração, sendo relator do mesmo, o Professor Pedro Ludgero Averbeck.
Em 31 de outubro de 2007, foi instituída a Comissão Especial de Apoio aos Sistemas Municipais de Ensino do Conselho Estadual de Educação, com o objetivo de realizar pesquisas, aprofundar estudos concernentes aos Sistemas Municipais de Ensino e Regime de Colaboração, estabelecendo ações que proporcionem a integração dos Conselhos Municipais e Conselho Estadual de Educação.
Através dos estudos realizados, busca de informações, discussões, debates e leituras específicas constatou-se:

1. Dificuldades dos municípios na regulamentação e operacionalização de seus sistemas;
2. Distanciamento entre o Conselho Estadual de Educação e Conselhos Municipais de Educação;
3. Fragmentação de informações e de ações educacionais;
4. Descentralização desarticulada, em função da falta de regulamentação do Regime de Colaboração;
5. Dificuldades em organizar um banco de informações sobre Sistemas Municipais de Ensino e Conselhos Municipais de Educação.
De acordo com o artigo 211 da Constituição de 1988 está previsto o “regime de colaboração” entre os sistemas de ensino, a partir das prioridades definidas no Plano Nacional de Educação.
Partindo desta premissa a CEASME (Comissão Especial de Apoio aos Sistemas Municipais de Ensino) decidiu realizar Seminários nas regiões do Estado para o fortalecimento das relações entre o Sistema Estadual e os Sistemas Municipais de Ensino e o fortalecimento do regime de cooperação e colaboração entre os respectivos Sistemas.

OBJETIVO GERAL

Fortalecer a integração dos Sistemas Municipais e Estadual de Ensino, com vista ao estabelecimento de políticas e mecanismos necessários ao desenvolvimento de ações que congreguem diretrizes educacionais comuns ao Estado de Santa Catarina, respeitando as competências específicas de cada sistema.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

Fortalecer as relações de integração e articulação entre Conselho Estadual e Conselhos Municipais de Educação;
• Contribuir para a valorização dos Conselhos Municipais de Educação;
• Promover a reflexão e a discussão crítica dos Sistemas de Ensino no contexto atual

PÚBLICO ALVO

Conselheiros Estaduais de Educação, Conselheiros Municipais de Educação, Gerentes Regionais de Educação, Secretários Municipais de Educação das Regionais e representantes da: UNCME, FECAM , UNDIME e SED .

Nº. DE VAGAS

04/07/2011 a 05/07/2011

DIA TEMA PALESTRANTE(S)
04 de Julho
(segunda-feira) 8h às 9h – Credenciamento - café
Comissão Organizadora Local
Coordenação: Prof. Elson Bastos
( Lages)

09h00min - Composição da Mesa de Abertura do Evento
Coordenador: Dr. Mauricio Fernandes Pereira
Mesa Diretora do CEE
Dia 04 de Julho
segunda-feira 09h30 – Mesa 1:
O PNE e o Pacto Federativo
Coordenador:
10h30 - Debate

MSc. Carlos Augusto Abicalil – (MEC)

Dia 04 de Julho
Segunda-feira
13h30min - Mesa 2 –
Os Planos de Educação e o Regime de Colaboração entre o Sistema Estadual e Municipal em SC.
Coordenador:
16 horas - Painel: Dr. Eduardo Deschamp – Secretário Adjunto da SEED/SC

Dr. Rodolfo Pinto da Luz - Representante da UNDIME/SC

Prof. MSc. Gilberto Sá – Presidente da Comissão de Sistemas do CEE/SC

Prof. Darli de Amorim Zunino. Coordenadora da UNCME/SC

04 de Julho
(segunda-feira)
17h30min – Reunião das Comissões do Conselho Estadual de Educação
Local: Salão de Atos da UNIPLAC

20h00min Jantar de Confraternização

Mesa Diretora do CEE
Comissão Organizadora Local
Prof. Elson Bastos

(terça-feira)
08h30min – Mesa 3:
Currículo da Educação Básica: As Mudanças Necessárias.
Coordenador:UNDIME - UNCME -cONFERENCISTAS: Conferencistas: Dra. Prof.ª Jaqueline Moll (MEC) Prof. Isaac Ferreira – SED/SC
05 de Julho 12horas – Almoço
(terça-feira) 13h30 – Sessão Especial do CEE
Coordenação: Mesa Diretora do CEE
(terça-feira)

14hs 30min – Mesa 4
Encaminhamentos – Carta de Lages
Coordenadora: Conselho Estadual Estadual de Educação -SC (Prof. Vera)
Formação de Mesa:
1. CEE
2. SEED (Eduardo Deschamps)
3. UNDIME (Rodolfo Pinto da Luz)
4. UNCME (Darly de Amorim Zunino) .

16:30h - Sessão Solene de Encerramento do Evento
Coordenação: Representantes da Coordenação Geral:
Conselho Estadual de Educação – SC

Le Canard (49) 2101-8100;
Hotel Pegorini (49) 3223-1988;
Hotel Fazenda Boqueirão (49) 3221-9900;
Hotel Fazenda Pedras Bracas (49) 3223-2073.
Restaurantes Credenciados:
La Tratoria (49) 3222-8181;