Em sua edição 2009, o Prêmio Educador Elpídio Barbosa - Pessoa Física - foi outorgado à professora Marilda Ferigotti, indicada pela Secretaria de Desenvolvimento Regional de Mafra como Pessoa Física e a Escola de Educação Básica Miguel Couto Schroeder, indicada pela Secretaria de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul como Pessoa Jurídica, ambas pelos trabalhos prestados à educação catarinense.
A solenidade de entrega do Prêmio aconteceu no dia 27 de outubro, na sede do Conselho, sito a Avenida Osmar Cunha, 183, bloco "b", 3º andar, sala 301, centro, Florianópolis/SC.

A Conselheira Iria Tancon fez uso da palavra homenageando a Professora Marilda Ferigotti, enquanto a Conselheira Scheila Marins destacou os méritos que fizeram a Escola de Educação Básica Miguel Couto, de Schoroeder, conquistar um dos mais importantes prêmios da Educação Catarinense.

SOBRE O HOMENAGEADO E O PRÊMIO

O Professor Elpídio Barbosa foi membro do Conselho Estadual de Educação desde de sua primeira composição. Tomou posse a 28 de maio de 1962, em solenidade presidida pelo Governador Celso Ramos e na sessão de instalação foi escolhido presidente, o que lhe coube até a sua morte, em 1966.
Em 12 de junho de 1992, o Conselheiro Ricardo José Araujo de Oliveira apresentou indicação propondo a criação do Prêmio Educador Elpídio Barbosa, a ser concedido anualmente pelo Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, a pessoa física e/ou a entidades educacionais que se tenham destacado no desenvolvimento do ensino no âmbito estadual. A proposta prosperou, sendo aprovada por unanimidade, pelo Parecer 336, de 08 de dezembro de 1992, resultando na Resolução n. 71/92, que instituiu o referido Prêmio.