Os delegados que representarão o estado catarinense na Conferência Nacional da Educação foram eleitos na etapa estadual, realizada entre os dias 13 e 15 de outubro de 2009.

Santa Catarina será representada por 68 delegados dos diversos setores de ensino, que terão o compromisso de levar Conferência Nacional de Educação - Conae 2010, as reivindicações catarinenses contidas no Documento Referência. A eleição dos mesmos ocorreu durante a etapa estadual da Conae, realizada em Florianópolis entre os dias 13 e 15 de outubro e que contou com público de aproximadamente 2000 pessoas.

Cerca de 900 delegados que confirmaram a participação e disputaram as 68 vagas, distribuídas nas seguintes categorias: Educação Básica, 33 vagas; Educação Profissional, 15 vagas; e Educação Superior, 20 vagas.Os candidatos representaram os Gestores Federais, Estaduais, Municipais e Privados, Trabalhadores em Educação Pública e Privada, Conselhos Estaduais e Municipais de Educação, Pais e Estudantes. A eleição foi realizada no segundo dia do evento, 14.

Durante a programação da Conae estadual, foram realizadas Palestras e Plenárias que discutiram os Seis Eixos norteadores da Conferência: Eixo I: Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação: Organização e Regulação da Educação Nacional; Eixo II: Qualidade da Educação, Gesto Democrático e Gesto; Eixo III: Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar; Eixo IV: Formação e Valorização dos Trabalhadores em Educação; Eixo V: Financiamento da Educação e Controle Social; Eixo VI: Justiça Social, Educação e Trabalho: Incluso, Diversidade e Igualdade.

A Conae 2010

A Conferência Nacional de Educação tem como objetivo construir um Sistema Nacional Articulado de Educação com a participação de todos os componentes do cenário educacional do país. Para que todos possam contribuir com a regulamentação deste novo Sistema, foram realizadas diversas etapas que discutiram o Documento Base. Aqui em Santa Catarina foram 292 Conferências Municipais e 29 Conferências Regionais, para se chegar a um debate em nível de estado. Todas estas etapas produziram aproximadamente 1200 emendas ao Documento Referência, que agora, já formatado, servir de base para as discussões sobre o Novo Plano Nacional de Educação, que será estudado e elaborado, em nível nacional, em abril de 2010.

(Fonte: UndimeSC)