O 2º ENCONTRO NACIONAL DOS CONSELHOS DE EDUCAÇÃO teve início no domingo, 18 de outubro em Brasília e está discutindo "A construção do regime de colaboração entre os órgãos normativos dos sistemas de ensino".
E voce pode acompanhar as discussões em tempo real, via Internet, através do link:

Confira a Programação completa do Encontro que encerra nesta terça feira.

2º ENCONTRO NACIONAL DOS CONSELHOS DE EDUCAÇÃO

Data: 18, 19 e 20 de outubro de 2009.
Local: Conselho Nacional de Educação - Brasília - DF
Público: Conselheiros dos Conselhos Nacional, Estaduais e Municipais de Educação
Realização: CNE, UNCME, FNCEE e MEC.
Objetivos:
Troca de experiências entre os Conselhos;
· Fortalecimento do Regime de Colaboração;
· Avaliação dos encaminhamentos e preparação para a CONAE estadual;
· Apresentação das avaliações sobre o PNE e proposição de encaminhamentos para o novo Plano Nacional, enfatizando-se a importância da mobilização e do planejamento integrado: União, Estados, Distrito Federal e Municípios; e
· Socialização das premissas conceituais das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica.

Dia 18/10/2009
17h - Credenciamento
19h30 - Abertura :Ministro de Estado da Educação, Coordenador Nacional da CONAE , Presidentes das Comissões de Educação da Câmara e do Senado, FNCEE, UNCME, CNE, SBPC, CONSED, UNDIME, CNTE, ABMP e CRUB.
Assinatura do Pacto de Cooperação entre os Conselhos de Educação.
Apresentação cultural
Lançamento de livros e revista:
- Ilma Alencastro Veiga
- Iria Brzezinski
- Genuíno Bordignon

Dia 19/10/2009
9h - Socialização do documento de alteração da CONAE elaborado pela comissão do Regime de Colaboração.
9h30 - Debate, em grupo, sobre os eixos temáticos do Documento Referência da CONAE.
11h30 - Fechamento dos debates com elaboração de estratégias de ação para as etapas estaduais.
13h - Almoço
15h - O PNE no contexto da CONAE – apresentação dos Conselheiros do CNE: Antonio Carlos Ronca e Francisco Aparecido Cordão
16h - Debate em plenária
18h - Encerramento

Dia 20/10/2009
9h - Diretrizes Curriculares Nacionais: premissas conceituais – apresentação pelo CNE e FNCEE.
10h - Debate em plenária
12h - Almoço
14h - Discussão a respeito da realidade da educação a distância – Debatedores: Geraldo Grossi (FNCEE), Paulo Eduardo dos Santos (UNCME), Francisco Aparecido Cordão (CNE) e Hélio Chaves (MEC/SEED).
16h - Agenda dedicada a informes (UNCME, CNE, FNCEE e MEC).
18h - Encerramento