A Conferência Nacional de Educação - Fase Estadual SC, reuniu perto de 1200 participantes nos dias 13, 14 e 15, no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina.

A Cerimônia de Abertura contou com as participações da Banda Marcial Unidos de Imarui e do Coral Raízes daquele município, bem como de alunos de Timbó, Ascurra e Florianópolis que intercalaram apresentações artístico-musicais com as falas das autoridades presentes. A Professora Marta Vanelli, representando Conselho Estadual de Educação, foi a Coordenadora Estadual do evento. Recebeu o apoio da Coordenação Nacional na figura do Deputado Federal Carlos Augusto Abicalil.
Estiveram também prestigiando a Cerimônia de Abertura, o Reitor da UFSC Alvaro Toubes Prata; a Senadora Ideli Salvatti; o Secretário de Estado da Educação de SC Deputado Federal Paulo Bauer; do Deputado Estadual Pedro Uczai, presidente da Comissão de Educação da Alesc; do Presidente da UNDIME-SC e membro do CEE/SC professor Rodolfo Joaquim Pinto da Luz; do representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação/SINTE, Carlos Alberto Lopes Figueiredo; da Representante da União dos Conselhos Municipais de Educação Darli de Amin Zunino; da representante dos Setores da Comissão Joana Célia dos Passos; da representante dos Pais/Mães senhora Mariza de Lurdes Lamaison e do jovem Romullo Furtado Beltrame, representando os alunos.O Professor e Deputado Federal Carlos Augusto Abicalil proferiu a palestra magna de Abertura sobre o tema:
Construindo o sistema Nacional articulado de Educação: PNE Diretrizes e Estratégias de Ação".
Em seguida foi aprovado o Regimento da Conferência e nos dois dias que seguiram, foram discutidos os vários temas propostos nas bases municipais e regionais. Ao final, foram designados os Delegados que representarão o Estado na Conferência Nacional de Educação - CONAE, de 28 de março a primeiro de abril de 2010 em Brasília.