A Comissão de Planejamento do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina está trabalhando na elaboração do seu  Planejamento Estratégico Quatrienal. Sobre esse assunto, o Conselheiro Fiorello Zanela relatou na última Reunião Plenária Ordinária os passos já desenvolvidos e a escolha do Conselheiro Maurício Fernandes Pereira como relator da matéria.

Inicialmente será feita a revisão do atual Processo Estratégico e elaboradas as Estratégias para os próximos quatro anos.
Na Comissão de Planejamento já se discutiu a importância do envolvimento de todos - Conselheiros e servidores do Conselho Estadual de Educação - nesse processo de construção, para que ele saia do papel e esteja presente na prática de cada um e de todos. O Conselheiro Fernandes Pereira, relator da matéria destacou os pontos que irão constituir o documento:
1) Declaração de valores do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (revisar a Declaração de Valores já existente);
2) Missão do Conselho (revisão);
3) Visão do Conselho Estadual de Educação para os próximos quatro anos;
4) Fatores críticos de Sucesso;
5) Análise interna de pontos fortes e fracos;
6) Fatores externos de oportunidades e ameaças á sobrevivência e crescimento do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina e finalmente discutir as Questões Estratégicas, as Estratégias e as Ações Estratégicas. 
O Presidente Adelcio Machado dos Santos agradeceu o empenho da Comissão de Planejamento por seus dois representantes e demais membros e encaminhou as próximas discussões, com a ida ao Plenário e a aprovação do Documento.