Em sua edição 2008, o Prêmio Educador Elpídio Barbosa - Pessoa Física - será outorgado à professora Maria de Lourdes da Costa Gonzaga (Dona Uda) representante da Grande Florianópolis e ex integrante do Conselho Estadual de Educação. Como - Pessoa Jurídica - a escolhida foi a Escola de Ensino Básico Arthur da Costa e Silva de Xanxerê, pelos trabalhos prestados à educação catarinense.
A solenidade de entrega do Prêmio ocorrerá no próximo dia 17 de fevereiro de às 14 horas, na sede do Conselho, sito a Avenida Osmar Cunha, 183, bloco "b", 3º andar, sala 301, centro, Florianópolis/SC.

SOBRE O HOMENAGEADO E O PRÊMIO

O Professor Elpídio Barbosa foi membro do Conselho Estadual de Educação desde de sua primeira composição. Tomou posse a 28 de maio de 1962, em solenidade presidida pelo Governador Celso Ramos e na sessão de instalação foi escolhido presidente, o que lhe coube até a sua morte, em 1966.  
Em 12 de junho de 1992, o Conselheiro Ricardo José Araujo de Oliveira apresentou indicação propondo a criação do Prêmio Educador Elpídio Barbosa, a ser concedido anualmente pelo Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, a pessoa física e/ou a entidades educacionais que se tenham destacado no desenvolvimento do ensino no âmbito estadual. A proposta prosperou, sendo aprovada por unanimidade, pelo Parecer 336, de 08 de dezembro de 1992, resultando na Resolução n. 71/92, que instituiu o referido Prêmio.