A UFSC adquiriu um supercomputador para as pesquisas na área de engenharia de petróleo. O SGI Altix ICE 8200, com 512 núcleos de processadores, é o segundo maior das universidades brasileiras e o sexto maior do Brasil

A aquisição foi feita para o Laboratório de Simulação Numérica em Mecânica dos Fluidos Transferência de Calor (Sinmec), do Departamento de Engenharia Mecânica. O cluster foi adquirido com recursos da Petrobras, através de Rede de Simulação e Gerenciamento de Reservatórios (60%), da Finep (18%) e do CNPq (22%), com um valor total em torno de R$ 600 mil e custos adicionais de R$ 150 mil para sua instalação.

Trabalhando em parceria com a Petrobras, o Sinmec contribui para estudar e desenvolver novas tecnologias na área de simulação de reservatórios, sempre com o objetivo de melhorar a produção de óleo. O laboratório atua na área de engenharia que envolve fenômenos físicos de transferência de calor e massa e mecânica dos fluidos.

Nos estudos realizados em parceria com a Petrobras há interesse de investigação sobre escoamentos multifásicos que acontecem na rocha-reservatório, onde o óleo está impregnado, e sobre escoamentos multifásicos que ocorrem depois que o óleo foi retirado. Os escoamentos multifásicos são complexos e sua simulação numérica requer computadores de alta velocidade e grande capacidade de armazenamento, como o que foi adquirido.

"Nós escolhemos o SGI Altix ICE depois de um cuidadoso processo de análise, e temos certeza que este equipamento em muito nos auxiliará para realizar nossas pesquisas em um tempo menor. As simulações numéricas de escoamento multifásicos, que demoravam dias, agora serão feitas em horas", explica o professor Clovis Maliska, coordenador do Sinemc.

Não é apenas na área de petróleo e gás que o laboratório se beneficia com a chegada do cluster. O Sinmec atua em outros campos da engenharia que requerem simulações de escoamentos, como aerodinâmica, siderurgia, escoamentos ambientais e, atualmente, a simulação numérica em fluidos é uma ferramenta quase obrigatória no desenvolvimento de um bom projeto em curto prazo em qualquer empresa.

Também com recursos da Rede de Simulação de Reservatórios da Petrobras, o laboratório está instalando uma sala de visualização 3D para análise de resultados de suas pesquisas e para auxiliar no desenvolvimento de novas ferramentas numéricas. Com o cluster e a sala 3D, o Sinmec passa a ser um dos mais bem equipados laboratórios de simulação numérica do Brasil.

O site do laboratório é http://www.sinmec.ufsc.br/sinmec/index.html
(Assessoria de Comunicação da UFSC)