80% dos municípios brasileiros alcançaram as metas estabelecidas para as redes municipais de ensino em 2007.
Oito em cada dez municípios brasileiros conseguiram alcançar as metas propostas pelo Ministério da Educação – MEC para as séries iniciais do Ensino Fundamental na redes municipais. Os resultados são do relatório final do Ideb 2007, divulgado neste sábado, 21 de junho, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - Inep. Os dados incluem o Ideb de escolas e municípios e trazem as informações com as quebras de rede particular, federal, estadual e municipal. Com os dados completos, é possível ter um panorama da Educação brasileira.

Algumas conclusões interessantes podem ser tiradas dos dados divulgados hoje. Em linhas gerais, os resultados do Brasil nas três etapas de aprendizagem avaliadas – anos iniciais do Ensino Fundamental, anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio – foram positivos, especialmente na faixa que inclui os alunos mais novos, ou seja, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nessa etapa, o Ideb Brasil passou de 3,8, em 2005, para 4,2, em 2007. Os resultados da etapa seguinte, os anos finais do Ensino Fundamental, também foram bastante positivos, avançando de um Ideb de 3,5 para 3,8. O Ensino Médio, por sua vez, apresentou melhoras um pouco menos expressivas, de 3,4 para 3,5.

Escolas públicas avançaram mais do que as particulares

Olhando os dados do Brasil divididos em rede pública e privada, percebe-se que as escolas privadas apresentaram melhores resultados, mas as escolas públicas avançaram mais em comparação a 2005. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, por exemplo, a rede particular estava com um Ideb 5,9 em 2005 e passou para 6,0 em 2007, enquanto rede pública foi de 3,6 para 4,0. O mesmo acontece nas demais etapas de aprendizagem: a rede privada ficou estável em comparação a 2005 tanto nos anos finais do Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio, enquanto a rede pública aumentou 0,3 e 0,1 respectivamente.

Outro ponto interessante em relação às escolas particulares é o resultado delas no Prova Brasil, indicador usado para o cálculo do Ideb, junto com a taxa de aprovação. Os dados mostram que, na rede particular, as notas de Matemática do Ensino Fundamental e de Língua Portuguesa no Ensino Médio pioraram 1% em relação a 2005. Não houve queda nos resultados gerais dos alunos da rede pública nessas disciplinas.

RESULTADOS DOS MUNICÍPIOS

Os resultados divulgados hoje trazem os Idebs dos municípios brasileiros para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. Os dados estão divididos por redes (estadual, federal, municipal e pública) e, para as conclusões abaixo, foram utilizados apenas os dados referentes à rede municipal, entendendo-se que são essas as escolas que estão sob a responsabilidade dos municípios em questão.

78% dos municípios brasileiros melhoram o Ideb das séries iniciais do Ensino Fundamental

As redes municipais de ensino de 3.400 municípios brasileiros apresentaram resultados melhores no Ideb 2007 em comparação a 2005. Entre os municípios que mais evoluíram está Adolfo, no estado de São Paulo, que passou de um Ideb de 4,7 para 7,7. A cidade, localizada no interior do estado, na região de São José do Rio Preto, têm cerca de 4.00 habitantes e apenas uma escola municipal de 5ª a 8ª série, e apresentou o maior aumento no Ideb em relação a 2005. Depois dela estão: Nova América, no Paraná, que foi de 1,2 para 4,4; Cachoeira Grande, no Maranhão, passando de 2,1 para 4,9; e Santa Fé do Sul, também em São Paulo, que foi de 4,7 para 7,6.

Entre os demais municípios, 259 permaneceram estáveis em relação a 2005, como é o caso de Limoeiro, em Pernambuco, que manteve um Ideb de 3,1; e Campina Verde, em Minas Gerais, que continuou com 4,1. Os outros 676 municípios tiveram resultados piores em comparação a 2005, como, por exemplo: Faria Lemos, em Minas Gerais, apresentou a maior queda, indo de 4,7 para 2,6; seguido por Capitão Andrade, também em Minas, que passou de 4,2 para 2,2.

Os dados revelam, também, quais cidades conseguiram alcançar as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação para 2007, sabendo-se que algumas tinham como meta permanecer estáveis e outras precisavam aumentar seus resultados em um determinado percentual. Dos 4.335 municípios analisados, 3.484 (80%) alcançaram as metas 2007 e 851 (20%) não.

Entre as cidades que não chegaram à meta do Ideb 2007 há casos como o de Manaus, que tinha 3,5, precisava aumentar 0,1, mas permaneceu estável; até casos como o de Araguaiana, em Mato Grosso, que caiu de um Ideb 4,5 para 3,5.

*Segundo os dados divulgados pelo MEC, há 5.009 municípios com redes municipais de ensino voltadas para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Dessas, 653 não têm Ideb 2005 e 15 não tem Ideb 2007, o que faz com que fiquem fora das porcentagens apresentadas acima.

Para as séries finais do Ensino Fundamental, 66% dos municípios melhoraram em relação a 2005

Os resultados das redes municipais para as séries finais do Ensino Fundamental, em comparação a 2005, também apresentam melhora. Entre os 2.434 municípios com Ideb 2005 e 2007 para 5ª a 8ª série nas redes municipais de ensino, 1.612 (66%) apresentaram aumento no indicador. Entre as cidades que mais variaram positivamente estão Itapicuru, na Bahia, que passou de um Ideb de 1,8 para 4,8; e Tanque do Piauí, com um aumento de 2,6 pontos, indo de 1,0 para 3,6.

Os dados mostram que 233 cidades (10%) permaneceram estáveis nos resultados de suas redes municipais de ensino, e 589 apresentaram resultados inferiores a 2005. Entre os municípios com as maiores quedas no Ideb estão Jaguaraçu, em Minas Gerais, que caiu de 3,7 para 2,4; e São Rafael, no Rio Grande do Norte, passando de 2,7 para 1,4.

Olhando os resultados de 2007, vemos que o maior Ideb 2007 para as séries finais do Ensino Fundamental está na pequena cidade de Imigrante, a 125 km de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Com apenas uma escola municipal de 5ª a 8ª série, a cidade apresenta o mais alto Ideb do País para essa etapa de ensino: 6,6. Depois de Imigrantes está Caruju, no interior de São Paulo, com 6,3.

*Segundo os dados divulgados pelo MEC, há 3.197 municípios com redes municipais de ensino voltadas para os anos finais do Ensino Fundamental. Dessas, 730 não têm Ideb 2005 e 33 não tem Ideb 2007, o que faz com que fiquem fora das porcentagens apresentadas acima.
(Fonte: De olho na educação)