osvaldir 2Osvaldir Ramos
Presidente do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE/SC), Ex-Presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FONCEDE) e Membro do Fórum Nacional de Educação (FNE). Doutor Honoris Causa, pela Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), Doutor Honoris Causa, pela Universidade do Contestado (UNC), graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Foi Presidente do Conselho Estadual de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), Vice-Presidente da Região Sul do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FONCEDE), Chefe de Gabinete do Secretário de Estado da Educação de SC, Chefe de Gabinete do Secretário Adjunto da Secretaria de Estado da Educação de SC, Secretário Executivo do Conselho Estadual de Educação de SC, Conselheiro titular do Conselho Municipal de Educação de Florianópolis, Presidente da Associação dos Servidores da Secretaria de Estado da Educação, Membro do Conselho Curador da Fundação Hermon, avaliador do Conselho Estadual de Educação para credenciamento e reconhecimentos de instituições e cursos de educação superior. Como Conselheiro do Conselho Estadual de Educação de SC, foi Secretário da Mesa Diretora, Presidente da Comissão de Legislação e Normas e Comissão de Planejamento, membro das Comissões de Educação a Distância e Educação Superior. Sua vinculação profissional à Secretaria de Estado da Educação de SC,  teve início em 1977. Como servidor efetivo iniciou suas atividades no Fundo Estadual de Apoio a Educação de Santa Catarina (FEAESC). Na Secretaria de Estado da Educação e no Conselho Estadual de Educação, ocupou diversas funções, tais como: Assistente Administrativo, Auxiliar de Contabilidade, Analista Técnico em Gestão Educacional, Gerente de Apoio Operacional, Gerente de Administração Financeira,  Diretor de Administração Financeira, Coordenador de Administração e Controle.