Escola Municipal Adolpho Bartsch - Joinville
Escola da rede pública com o melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, conquistado na última aferição realizada pelo Instituto Nacional de Pesquisa Educacional Anísio Teixeira (INEP).

Escola Municipal Pastor Hans Muller - Joinville
Escola da rede pública com o melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), nos Anos Finais do Ensino Fundamental, conquistado na última aferição realizada pelo Instituto Nacional de Pesquisa Educacional Anísio Teixeira (INEP).

Grupo Escolar Municipal Professora Xeila Elisabete Cornelsen - Canoinhas
Escola da rede pública com o maior crescimento entre as duas últimas avaliações no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, conquistado nas últimas aferições realizada pelo Instituto Nacional de Pesquisa Educacional Anísio Teixeira (INEP).

Escola Básica Andre Antônio de Souza - Imbituba
Escola da rede pública com o maior crescimento entre as duas últimas avaliações no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), nos Anos Finais do Ensino Fundamental, conquistado nas últimas aferições realizada pelo Instituto Nacional de Pesquisa Educacional Anísio Teixeira (INEP).

Município de Iporã do Oeste
Município com o melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, nos anos iniciais e anos finais do Ensino Fundamental em sua própria rede de ensino (2015).

Município de Rio das Antas
Município com o maior crescimento entre as duas últimas avaliações no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), Anos Inicias do Ensino Fundamental (2013/2015), entre os Municípios do Estado de Santa Catarina.

Município de Ponte Alta
Município com o maior crescimento entre as duas últimas avaliações no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), Anos Finais do Ensino Fundamental (2013/2015), entre os Municípios do Estado de Santa Catarina.

Escola Educação Básica Feliciano Nunes Pires - Florianópolis
Escola da rede pública com melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), conquistado na última aferição realizada pelo Instituto Nacional de Pesquisa Educacional Anísio Teixeira (INEP).

Associação Educacional Luterana Bom Jesus-Ielusc - Joinville
Escola da rede particular com o melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), conquistado na última aferição realizada pelo Instituto Nacional de Pesquisa Educacional Anísio Teixeira (INEP).

Escola de Educação Básica Major Cipriano Rodrigues de Almeida - Zortéa
Escola da rede pública com o maior crescimento entre as duas últimas avaliações no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), conquistado nas últimas aferições realizada pelo Instituto Nacional de Pesquisa Educacional Anísio Teixeira (INEP).

Colegio Servos de Maria - Turvo
Escola da rede particular com o maior crescimento entre as duas últimas avaliações no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), conquistado nas últimas aferições realizadas pelo Instituto Nacional de Pesquisa Educacional Anísio Teixeira (INEP).

Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC
Universidade com o melhor conceito geral no Índice Geral de Cursos (IGC), entre as Instituições de Ensino Superior públicas gratuitas vinculadas ao Sistema Estadual de Ensino do Estado de Santa Catarina.

Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI) - Rio do Sul
Centro Universitário com o melhor conceito geral no Índice Geral de Cursos (IGC), entre as Instituições de Ensino Superior públicas e comunitárias pagas vinculadas ao Sistema Estadual de Ensino do Estado de Santa Catarina.

Curso de Sistemas de Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) - Ibirama.
Curso com o melhor conceito no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), de 2014, entre os Cursos Superiores de Graduação pertencentes às Instituições de Educação Superior públicas gratuitas, vinculadas ao Sistema Estadual de Ensino do Estado de Santa Catarina.

Curso de Sistemas de Informação da Universidade Regional de Blumenau (FURB) - Blumenau.
Curso com o melhor conceito no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), de 2014, entre os Cursos Superiores de Graduação pertencentes às Instituições de Educação Superior públicas e comunitárias pagas, vinculadas ao Sistema Estadual de Ensino do Estado de Santa Catarina.

Professora Emir Santos Pitz - in-memorian
Categoria pessoa física que contribuem e/ou contribuíram com a qualidade do ensino em Santa Catarina.

Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais do Estado de Santa Catarina
Categoria pessoa jurídica que contribuem e/ou contribuíram com a qualidade do ensino em Santa Catarina.