• 19º Osvaldir Ramos - Presidente no período de 2015/2025 [+/-]
    osvaldir 2Osvaldir Ramos
    Presidente do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE/SC), Ex-Presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FONCEDE) e Membro do Fórum Nacional de Educação (FNE). Doutor Honoris Causa, pela Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), Doutor Honoris Causa, pela Universidade do Contestado (UNC), graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Foi Presidente do Conselho Estadual de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), Vice-Presidente da Região Sul do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FONCEDE), Chefe de Gabinete do Secretário de Estado da Educação de SC, Chefe de Gabinete do Secretário Adjunto da Secretaria de Estado da Educação de SC, Secretário Executivo do Conselho Estadual de Educação de SC, Conselheiro titular do Conselho Municipal de Educação de Florianópolis, Presidente da Associação dos Servidores da Secretaria de Estado da Educação, Membro do Conselho Curador da Fundação Hermon, avaliador do Conselho Estadual de Educação para credenciamento e reconhecimentos de instituições e cursos de educação superior. Como Conselheiro do Conselho Estadual de Educação de SC, foi Secretário da Mesa Diretora, Presidente da Comissão de Legislação e Normas e Comissão de Planejamento, membro das Comissões de Educação a Distância e Educação Superior. Sua vinculação profissional à Secretaria de Estado da Educação de SC,  teve início em 1977. Como servidor efetivo iniciou suas atividades no Fundo Estadual de Apoio a Educação de Santa Catarina (FEAESC). Na Secretaria de Estado da Educação e no Conselho Estadual de Educação, ocupou diversas funções, tais como: Assistente Administrativo, Auxiliar de Contabilidade, Analista Técnico em Gestão Educacional, Gerente de Apoio Operacional, Gerente de Administração Financeira,  Diretor de Administração Financeira, Coordenador de Administração e Controle.
  • 18º Gerson Luiz Joner da Silveira - Presidente no período de 2015 [+/-]
    Gersonn

    Formado em Direito, com pó-graduação em Desenvolvimento  Organizacional e Gestão e Liderança Universitária. Foi membro do Conselho de Educação do Estado de Santa Catarina, ocupando os cargos de Presidente , Vice-Presidente, e Presidente das Comissões de Legislação e Normas e Educação a Distância; Foi Reitor da UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina, onde ocupou, ainda, os seguintes cargos: Vice Reitor, Pró Reitor de Ensino, Diretor de Educação permanente e Professor de Direito; Foi Presidente da Organização Universitária Interamericana (QUI); Foi Vice Presidente da Rede Brasileira de Ensino a Distância (UVB); Foi Presidente da Fundação Catarinense do Trabalho, onde exerceu ainda o cargo de Diretor Técnico;
    Foi Presidente da Associação Nacional de Fundações (ANFUP); Foi Presidente da Associação Brasileira de Treinamento e desenvolvimento (ABTD); Foi Secretário do Colégio Comercial Dr. João Dahne, Santa Rosa/RS; Foi Coordenador Técnico do Serviço Nacional dos Municípios (SENAM) e do Serviço Federal de Habitação e Urbanismo (SERFHAU), onde coordenou a implantação de “Município-Escola em  diversos municípios brasileiros; Consultor em gestão e liderança educacional; Conferencista em diversos congressos e seminários no Brasil e no exterior; Recebeu diversos prêmios e honrarias no Brasil e no exterior por sua contribuição ao desenvolvimento da educação.

  • 17º Maurício Fernandes Pereira - Presidente no período de 2011/2015 [+/-]
    foto prof. mauricio2Maurício Fernandes Pereira

    Graduado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), Mestrado (1996) e Doutorado (2002) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-Doutorado em Administração pela USP / FEA (2009) e Pós-Doutorado em Sociologia Econômica e das Organizações pela Universidade Técnica de Lisboa (2010).
     Exerceu funções executivas de Coordenador de Extensão de Departamento de Ciências da Administração, Presidente do Colegiado do Curso de Administração, Chefe de Departamento de Ciências da Administração e Diretor do Centro Sócio-Econômico da Universidade Federal de Santa Catarina, Diretor de Educação Continuada da ADVB SC. Ocupou o cargo de Diretor Presidente da Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina – FEESC. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Ciências da Administração da UFSC, lecionando na Graduação, Mestrado e Doutorado em Administração e do Mestrado Profissional em Administração Universitária. É Editor da Revista de Ciências da Administração. Participou de mais de 150 eventos no Brasil e no Exterior. Publica constantemente artigos em periódicos especializados, em anais de eventos, capítulos de livros. É autor ou co-autor de diversos livros em Planejamento Estratégico, entre eles: a) planejamento estratégico: teorias, modelos e processos; b) planejamento estratégico: os pressupostos básicos para uma implantação eficaz; c) estratégias em diferentes contextos empresariais: fundamentos, modelos e perspectivas; d) estratégia corporativa: implementação, controle e internacionalização; e) planejamento por cenários prospectivos: referencial metodológico baseado em casos para a aplicação prática nas organizações. Todos pela Editora Atlas. Já orientou mais de duas centenas de dissertações de Mestrado e trabalhos de conclusão de curso de Graduação. É palestrante convidado em vários eventos no Brasil em Planejamento Estratégico e Planejamento Estratégico Pessoal. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Estratégia, Planejamento Estratégico, Mudança Estratégica, Planejamento Estratégico Pessoal e Gestão Estratégica. Foi Conselheiro Suplente do Conselho Regional de Administração de Santa Catarina. É membro titular do Conselho Estadual de Educação do Estado de Santa Catarina, sendo o seu Presidente desde 2011.
  • 16º Darcy Laske - Presidente no período de 2010/2011 [+/-]
    darcy laskeDarcy Laske

    Licenciatura em Técnicas Comerciais pela Faculdade de Educação – UDESC (1970). Curso de Administração pela Faculdade de Administração de Joaçaba (1972 a 1975) Curso de Aperfeiçoamento de Docentes do Ensino Superior promovido pelo MEC/DAU/CAPES/FURB (1977) Curso de Aperfeiçoamento de Docentes do Ensino Superior em Ciências Sociais Aplicadas, promovido pela ACAFE/UFRGS/FURB/SEC (1978) Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu" em Administração Pública pela UNOESC (1994 a 1995). Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu" em Turismo e Hotelaria pela UNOESC (1997 a 1998) Curso de Gestão Universitária – IGLU – Oferecido pela Organização Universitária Interamericana – OUI (2003), em Florianópolis – SC. Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu", em Gestão Universitária (Unisul - 2003 a 2004).
    Professor de Inglês e Geografia no Ginásio CNEC de Joaçaba (1967 a 1969). Professor de Técnicas Comerciais de (1970 a 1974), no Colégio Governador Celso Ramos de Joaçaba – SC. Secretário do Curso Normal de Férias (1972 a 1973) em Joaçaba – SC. Diretor Administrativo da 9a Unidade de Coordenação Regional de Educação, em Joaçaba, (1972 a 1978). Chefe da Divisão de Pessoal da 9a Unidade de Coordenação Regional de Educação, em Joaçaba, (1978 a 19/81). Professor de Administração de Materiais, como titular, na UNOESC/FUOC (1979 a 1999). Diretor da 9a Unidade de Coordenação Regional de Educação, em Joaçaba, (1981 a 1986). Secretário de Estado da Educação de Santa Catarina (1986 a 1987). Professor de Técnicas Comerciais no Centro Interescolar de 1o Grau de Joaçaba, (1987 a 1989). Membro da Comissão de Implantação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (1989 a 1991). Coordenador de Finanças da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Campus de Joaçaba (1992 a 1995). Coordenador do Curso de Artes Práticas da UNOESC, (1989 a 1993). Vice-Coordenador do Curso de Administração da UNOESC (1989 a 1993). Chefe do Departamento de Ciências Administrativas da UNOESC – Campus de Joaçaba (1993 a 1995). Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Joaçaba (1991 a 1993). Secretário da Educação, Cultura e Esportes do Município de Joaçaba – SC (1995 a 1996). Coordenador do Curso de Pós-Graduação de Administração Pública – Campus de Joaçaba (1994 e 1995). Presidente do Instituto de Estudos Sócio-Econômico Regionais – IESER, da UNOESC, (1995 a 1997). Coordenador do Curso de Administração da UNOESC – Joaçaba, (1997 a 1999). Coordenador do Curso de Comércio Exterior da UNOESC – Joaçaba (1997 a 1998). Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Turismo e Hoteleira da UNOESC – Campos de Joaçaba (1997 a 1999). Coordenador de Estágios do Curso de Administração da UNOESC – Campus de Joaçaba (1998 a 1999). Coordenador do Curso de Turismo e Administração Hoteleira da UNOESC – Joaçaba (1998 a 1999). Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Gestão Empresarial da UNOESC – Joaçaba (1998 a 1999). Chefe do Departamento de Ciências Administrativas da UNOESC – Joaçaba (1997 a 1999). Membro do Conselho Estadual de Educação (1999 a 2011). Secretário Executivo da ACAFE (desde 1999). Foi Presidente do Conselho Estadual de Educação do Estado de Santa Catarina de 2010 a 2011.
  • 15 Adélcio Machado dos Santos - Presidente no período de 2003/2010 [+/-]
    adelcioNome: Adelcio Machado dos Santos

    Pós-Doutor em Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Mestre em Relações Internacionais. Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho; Psicopedagogia; Gestão Educacional; Supervisão, Orientação e Administração Escolar; Direito Civil; Negócios Internacionais; e Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso. Bacharel em Administração, Direito, Filosofia, Jornalismo e Turismo. Licenciado em História, Filosofia e Pedagogia. Tecnólogo em Gestão Financeira, Produção Publicitária e Comunicação Institucional. Técnico em Transações Imobiliárias. Docente do Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento e Sociedade e do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp). Militou no Mestrado em Administração da Unoesc. Recebeu diversas honrarias acadêmicas. Ex-Assessor da Assembleia Estadual Constituinte, Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Assembleia Legislativa e Secretaria de Estado da Educação, bem como Comendador pelo Tribunal de Justiça (SC). Exerce docência, pesquisa, extensão, militância, consultoria e assessoramento em Administração, Ciência Política, Comunicação Organizacional, Jornalismo, Direito, Educação, Gestão Ambiental, Lazer, Radialismo, , Hotelaria, Filosofia, História, Publicidade e Propaganda, Comunicologia, Relações Internacionais, Semiótica e Turismo. Avaliador de atividades regulatórias de cursos de graduação e credenciamento institucional. Parecerista da Scielo Brasil. Agente Público, em gestão e assessoramento superior, no exercício de funções administrativas, educacionais, culturais, esportivas, legislativas e jurídicas. Coordenou a elaboração de Planos de Governo do Estado de Santa Catarina. Membro do Núcleo de Pesquisa em Filosofia da Mente do Unidavi e dos Grupos de Pesquisa em Políticas Públicas e em Educação Interdisciplinar da Uniarp. Ex-Presidente do Conselho Estadual de Educação e ex-membro do Conselho Estadual de Cultura e do Conselho Estadual do Desporto (SC). Ex-docente, pesquisador e assessor acadêmico da Unisul, Univali, Unoesc, Unifeb, Unidavi, Unibave, Estácio de Sá, IES, Celer, Energia e Assesc. Ex-Presidente da Associação Caçadorense de Imprensa (ACIJO) e Diretor da Associação Catarinense de Imprensa (ACI). Reitor da UNIARP. Advogado (OAB/SC nº 4912), Administrador (CRA/SC nº 21651), com. Jornalista (MTPS/SC nº 4155 / JP), Turismólogo (ABBTUR/SC nº 15583 / B), Gestor Financeiro (CRA/SC nº 21.651 / T), Comunicador Organizacional (Abrapcorp nº 1807 / PQ-SN), Publicitário (MTPS/SC nº 380), Comunicólogo (Intercom nº 5681 / AE), pesquisando Semiótica, Oratória e Radiodifusão. Historiador (IHGSC nº 956 / ME), Filósofo (ACF), a lume 26 (vinte e seis) livros e 52(cinquenta e dois) artigos científicos; bem como milhares de sueltos e reportagens.
  • 14º Silvestre Heerdt - Presidente no Período de 2001/2003 [+/-]


    silvestreNome
    : Silvestre Heerdt

    Formação acadêmica: Graduado Bacharel em Direito. Licenciado em Letras e Filosofia. Pós-Graduado em nível de especialização para Docentes de Ensino Superior e na Área de Direito. Atualmente cursa Doutorado em Direito.

    Experiência profissional: Presidente da FESSC de 1976 a 1988. Reitor da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) de 1988 a 1989. Diretor de Ensino Superior da Secretaria de Educação/SC de 1991 a 1993. Reitor da UNISUL de 1993 a 1997. Integrante da Comissão de Planejamento do CEE/SC (ano). Presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE). Reitor eleito da UNISUL de 1997 a 2001. Foi Presidente do Conselho Estadual de Santa Catarina de 2001 a 2003 e Secretário de Estado da Educação – 2010.
  • 13º Aldair Wengerkiewicz Muncinelli - Presidente no Período de 1999/2001 [+/-]

    aldair1Nome: Aldair Wengerkiewicz Muncinelli

    Formação acadêmica: Graduada em Pedagogia pela Fundação Faculdade Est. de Filosofia (1972-1976).

    Experiência profissional: Conselheira de Estado da Educação no Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina de 1999 a 2001). Vereadora na Câmara de Vereadores de Porto União de 1983 a 1992). Atualmente é professora na SEED/SC em União da Vitória no Ensino Fundamental e Médio. Foi Presidente do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina de 1999 a 2001.
  • 12º Ricardo José Araujo de Oliveira - Presidente no Período de 1995/1999 [+/-]

    ricardoNome: Ricardo José Araújo de Oliveira

    Formação acadêmica: Graduado Bacharel em Direito, Bacharel em Ciências Econômicas, Pós-Graduado em Estudos Internacionais e em Administração Pública. Doutor em Ciências Econômicas.

    Experiência profissional: Foi Professor da Fundação Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Professor do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Estado de Santa Catarina (UFSC). Foi Presidente do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina de 1995 a 1999.
  • 11º Kuno Paulo Rhoden - Presidente no Período de 1992/1995 [+/-]



    paulo

    Nome: Kuno Paulo Rhoden

    Formação acadêmica: Graduado Bacharel em Filosofia e Letras Clássicas (1962) pela Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS) e Licenciatura em Filosofia e Letras Clássicas (1963) pela Universidade Católica do Paraná.

    Experiência profissional: Professor de Português, História e Filosofia no Colégio Nossa Senhora Medianeira no Paraná. Diretor Geral do Colégio Nossa Senhora Medianeira de 1972 a 1977. Presidente da Associação de Educação Católica do Paraná - AEC/PR de 1968 a 1971. Diretor do Departamento de Educação da Conferência dos Religiosos do Brasil – CRB de 1968 a 1971. Diretor do Departamento de Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB de 1968 a 1971. Presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de 1º e 2º Graus no Estado do Paraná. Diretor Geral do Colégio Catarinense, Vice-Presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Santa Catarina (SINEPE/SC). Professor de Teologia Moral no STUDIUM THEOLOGICUM de Curitiba. Foi Presidente do Conselho Estadual de Educação de 1992 a 1995.
  • 10º Jorge de Souza Coelho - Presidente no Período de 1989/1992 [+/-]

    jorgeNome: Jorge de Souza Coelho

    Formação acadêmica: Graduado em História (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC).

    Experiência Profissional: Lecionou em colégios de Florianópolis e Joinville. Em Criciúma foi professor da Faculdade deCiências e Educação da FUCRI (atual Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC). Foi Diretor Técnico da 5ª Coordenadoria Regional de Educação sediada em Joinville e Coordenador Regional de Educação das 2ª e 3ª CREs com sedes, respectivamente, nas cidades de Tubarão e Criciúma. Ocupou os cargos de Secretário Adjunto e Secretário da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina e da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, tendo sido ainda consultor da Associação Catarinense das Fundações Educacionais - ACAFE. Nos últimos anos ocupa-se em dirigir o Colégio da Lagoa, estabelecimento de Ensino que fundou em 1998. Foi Presidente do Conselho Estadual de Educação de 1989 a 1992.
  • 9º Antônio Osvaldo Conci - Presidente no Período de 1985/1989 [+/-]

    antonioNome: Antônio Osvaldo Conci

    Formação acadêmica: Graduado em Filosofia pela Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo/RS (1969). Pós-Graduado em nível de Especialização em Administração (Recursos Humanos) pela Universidade de Passo Fundo/RS (1977).

    Experiência Profissional: Foi Professor e Diretor da Escola Básica Nossa Senhora da Salete, Colégio Normal e Escola do Comércio em Maravilha de 1961 a 1978, Coordenador Municipal de Educação em Maravilha de 1968 a 1971, Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Chapecó em 1978 e 1979, Professor Titular de Sociologia Aplicada à Administração e Diretor Geral do CES/FUNDESTE, Presidente da Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Foi Presidente do Conselho Estadual de Educação de 1985 a 1989.
  • 8º Luiz Anderson dos Reis - Presidente no Período de 1983/1985 [+/-]


    luizNome
    : Luiz Anderson dos Reis

    Formação acadêmica: Graduado em Licenciatura pela UDESC (1968), Especialização em Planejamento e Administração de Sistemas Educacionais pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (1974).

    Experiência profissional: Foi Professor de Legislação Geral e do Ensino da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da UDESC (1971 e 1972), Professor de Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º Graus no Curso de Licenciatura de Curta Duração da UDESC (1972). Secretário Adjunto da Cultura, Esporte e Turismo. Secretário do CEE (1977 a 1979). Foi Presidente do Conselho Estadual de Santa Catarina de 1983 a 1985.
  • 7º Carlos Jaime Martendal - Presidente no Período de 1982/1983 [+/-]

    carlosjNome: Carlos Jaime Martendal

    Formação acadêmica: Graduado em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-graduado em nível de Especialização em Linguística Aplicada ao Português pela Universidade de Brasília.

    Experiência Profissional: Professor de Língua Portuguesa do Colégio Aderbal Ramos da Silva de 1966 a 1971, Vice-Diretor do Colégio Aderbal Ramos da Silva de 1969-1970, Professor de Língua Portuguesa da UFSC de 1969 a 1981, Assessor Técnico Pedagógico da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, Coordenador de Planejamento da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Foi Presidente do Conselho Estadual de Educação de 1982 a 1983
  • 6º Nilson Paulo - Presidente no Período de 1977/1982 [+/-]

    nilsonNome: Nilson Paulo

    Formação acadêmica: Engenheiro Químico pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

    Experiência profissional: Atualmente é Professor Catedrático efetivo de "Complementos de Matemática" da Universidade Federal de Santa Catarina (pertencente à Ex-Faculdade de Filosofia Ciências e Letras) em exercício desde 1960. Professor Catedrático efetivo de Física da Universidade Federal de Santa Catarina (pertencente à ex-Escola de Engenharia) em exercício na disciplina desde 1963. Professor Titular de Estatística Geral da Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (UDESC) na Faculdade de Educação - em exercício desde 1963. Foi Diretor do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina – 1970, Diretor do Instituto de Educação e Colégio Estadual Dias Velho - 1953 a 1955 e em 1963, Coordenador do Programa de Pós-Graduação (mestrado) em Física-Química - UFSC (1971-1973), Vice-Reitor da Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina - 1968 a 1970, Membro Suplente do Conselho Estadual de Educação - 1970 e 1971, Membro do Conselho Universitário da Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina – 1965 a 1970, Membro efetivo do Conselho Federal de Educação - 1982 – 1988, Membro Efetivo do Conselho Estadual de Educação desde 1974 até 1980, Presidente eleito do Conselho Estadual de Educação para o período 1977 – 1979, Presidente eleito do Conselho Estadual de Educação para o período 1979 - 1981 (setembro), Vice-Reitor na UFSC no período 1981 - 1984 (Eleito em 1986), Nomeado Membro Titular do Conselho Estadual de Educação por seis anos a partir de agosto de 1989, reconduzido para novo mandato de 1995 até 2001.
  • 5º Nereu do Vale Pereira - Presidente no Período de 1972/1977 [+/-]

    nereuNome: Nereu do Vale Pereira

    Formação acadêmica: PhD em Ciências Humanas e Sociais Natural. Sociólogo e economista, especializado em Planejamento Econômico, Sociologia e Planejamento Educacional. É Doutor e Livre Docente. Seus trabalhos técnicos, estudos e pesquisas estão voltados para a etnografia, folclore, museologia, análise ambiental e registros da cultura açoriana em Santa Catarina.

    Experiência profissional: Lecionou em escolas de 1º e 2º graus, no Ensino Superior e Pós-Graduação na UFSC, na UDESC, nos Cursos Superiores da Polícia Militar de SC; integrou o Conselho Estadual de Cultura de SC. Foi atuante na política onde ocupou vários cargos administrativos e técnicos e mandatos legislativos como Vereador e Deputado. Sócio Emérito do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina; Sócio do Instituto Histórico da Ilha Terceira – Açores; Membro e Presidente da Comissão Catarinense de Folclore; foi membro do Conselho Deliberativo da Fundação Franklin Cascaes; integrou o Conselho Técnico do Serviço do Patrimônio Histórico e Natural de Florianópolis; integra o Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC; membro da Academia Desterrense de Letras; membro da Academia Catarinense de Letras e Artes; é instituidor do Ecomuseu do Ribeirão da Ilha e seu Diretor Geral; Presidente da Associação Ecomuseu do Ribeirão da Ilha mantenedora do Ecomuseu. Dedica-se, também, como sócio quotista, na orientação técnica do Restaurante e Pousada do Museu. É atuante em atividades Pastorais da Igreja Católica dedicando-se à Pastoral Familiar e estudos de religiosidade Popular. É autor de dezoito livros, centenas de artigos científicos e vídeos sobre cultura açoriana, com ênfase em Florianópolis e no Ribeirão da Ilha. Foi Presidente do Conselho Estadual de Educação de 1972 a 1977.
  • 4º Clóvis de Souto Goulart - Presidente no período de 1970 / 1972 [+/-]

    clovisNome: Clóvis de Souto Goulart

    Formação acadêmica: Graduado em Direito.

    Experiência profissional: Foi Professor titular do Centro Sócio-Econômico da Universidade Federal de Santa Catarina na condição de Doutor em Direito e Livre Docente. Consultor Jurídico do Estado. Diretor de Divisão de Ensino do Departamento Regional do SENAI. Subdiretor do Ensino Médio da Secretaria da Educação de Santa Catarina. Professor titular da Cadeira de Teoria Geral do Estado da Faculdade de Direito de Itajaí. Foi Presidente do Conselho Estadual de Educação de 1970 a 1972.
  • 3º Osvaldo Ferreira de Melo - Presidente no período de 1969 / 1970 [+/-]

    osvaldoNome: Osvaldo Ferreira de Melo

    Formação acadêmica: Graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1958). Especializou-se em Direito Constitucional pela Fundação Getúlio Vargas, em 1967, e ainda no mesmo ano em Política Pública pelo Instituto Latino-Americano de Planejamento Econômico e Social (ILPES), órgão das Nações Unidas ligado à Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL).

    Experiência profissional: Destacado jurista brasileiro, lecionou durante três décadas na Universidade Federal de Santa Catarina. Contribuiu também com importantes estudos históricos sobre a emigração açoriana para o Brasil, Literatura, Música e Folclore de Santa Catarina, sendo o mesmo Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina. Sua carreira docente teve início em 1964, ministrando aulas nas disciplinas de Teoria Geral do Estado e Direito Constitucional na Universidade Federal de Santa Catarina. Conseguiu sua Livre-docência na Universidade em 1974, e o direito de ministrar as aulas de Política Jurídica e Instituições de Direito Público no curso de Mestrado em Direito. Integrou os quadros da Graduação até 1993, e do mestrado até o ano seguinte. De 1995 até seu falecimento foi professor permanente do curso de Mestrado em Direito da Universidade do Vale do Itajaí. Também foi pesquisador ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) desde 1996 e consultor ad hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) desde 2000 até sua morte. Foi eleito imortal da Academia Catarinense de Letras em 1995 e da Academia Catarinense de Filosofia em 2000. Foi Presidente do Conselho Estadual de Educação de 1969 a 1970.
  • 2º Orlando Ferreira de Melo - Presidente no período de 1966 / 1969 [+/-]
    orlando













  • 1º Elpídio Barbosa - Presidente no período de 1962/1966 [+/-]


     
    elpidio barbosaNome: Elpídio Barbosa

    Formação acadêmica: Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná e Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Santa Catarina (1938).

    Experiência profissional: Atuou como Diretor nos Grupos Escolares Professor Luís Neves (Mafra) e Professor Joaquim Santiago (Joinville). Assumiu o cargo de Inspetor Escolar de 1931 a 1934 e, em 1935, foi elevado a Subdiretor Técnico do Departamento de Educação do Estado até 1940. No Governo Celso Ramos, foi nomeado Secretário de Estado da Educação e Cultura. Atuou como Professor no Colégio Coração de Jesus e na Escola Técnica de Comércio de Santa Catarina. Na Faculdade de Ciências Econômicas, exerceu a chefia do Departamento de Ciências Jurídicas. Foi Presidente do Conselho Estadual de Educação de 1962 a 1966. Foi Presidente do Conselho Estadual de Educação de 1962 a 1966.