col 1
O Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina - CEE/ SC externa profundo pesar pelo falecimento do ex-governador do Estado de Santa Catarina,
Colombo Machado Sales, aos 97 anos, ocorrido nesta terça-feira (14).
Os Conselheiros e os Servidores do CEE/SC se solidarizam com a família e amigos pela perda do homem público que muito contribuiu para o desenvolvimento do Estado.

O atual presidente do Conselho Osvaldir Ramos lembra do último contato do ex-governador com o CEE/SC, na ocasião dos cinquenta anos do conselho, quando acompanhou o presidente do Conselho da época, conselheiro Maurício Fernandes Pereira, numa visita a residência do grande professor Colombo Sales.

Foi um momento ímpar poder ouvir suas considerações sobre a educação, bem como a sua visão na condição de educador, que me marcou muito, inclusive está registrado na revista dos 50 anos do CEE/SC, que diz:

"Não existe civilização sem a educação. Educar significa civilizar e preparar o homem para a sociedade, sociedade esta que é muita complexa.
À evolução de uma sociedade se dá ao longo do tempo, e a educação faz parte desta construção. A educação tem início dentro de casa, a partir do exemplo dos pais e, fundamentalmente, da mãe, que é essencial para a formação do caráter de um indivíduo. O papel do Estado nesta construção é participativa e essencial,” relembra o presidente Osvaldir.