FNCE EM BRASÍLIA FOTONa foto (da esquerda para direita): Conselheiro Osvaldir Ramos, Presidente do FNCE , Conselheiro Luiz Roberto Liza Curi, Presidente do CNE e Conselheiro Felipe Felisbino, Presidente da Comissão de Planejamento do CEE/SC.

O Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação cumpriu agenda em Brasília no dia 27 de novembro, com o objetivo de apresentar o seu novo Presidente e de estabelecer possíveis pautas, bem como buscar a inteiração do fluxo das temáticas que já estão em andamento.
Agenda das visitas programadas:
    •    A Presidência do CNE;
    •    A Secretaria Especial para o Senado Federal da Casa Civil da Presidência da República;
    •    A Presidência da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados;
    •    A Presidência da Comissão de Educação do Senado Federal;
    •    A Coordenação-Geral de Ensino Médio / SEB / MEC;
    •    A Coordenação-Geral de Avaliação de Programas de Educação Básica / SEB / MEC, e
    •    A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica / SEB / MEC.
Na visita ao presidente do CNE - Conselho Nacional de Educação:
    •    Colocamos o Fórum a disposição do CNE.
    •    Alinhamos os temas para a pauta da próxima reunião do fórum ampliado, que está programada para o próximo dia 03/12/19.
    •    Reafirmamos a disponibilidade, por parte do CNE, da utilização compartilhada da infraestrutura do CNE ao FNCE.
    •    Avaliamos a necessidade do desenvolvimento de algumas pautas conjuntas, aproximando o CNE e o FNCE, no debate de temas como: avaliação, credenciamento, recredenciamento, e a escolha e formação das comissões de recredenciamento das IES.
Na visita a Secretaria Especial para o Senado Federal da Casa Civil da Presidência da República:
    •    Colocamos o Fórum a disposição das temáticas educacionais;
    •    Conhecemos o fluxo das propostas de políticas públicas quando são acompanhadas pela estrutura da Casa Civil da Presidência da República.
Na visita as Presidências das Comissões de Educação da Câmara dos Deputados e do Senado Federal:
    •    Colocamos o Fórum a disposição das discussões dos temas que estão em pauta;
    •    Conhecemos o fluxo das propostas relacionados a educação, quando apresentadas pelo executivo, pelo legislativo, ou em conjunto com a sociedade;
    •    Registramos a intenção de estabelecermos uma interlocução efetiva entre as Comissões de Educação das duas casas e o FNCE.
Na visita a Coordenação-Geral de Ensino Médio / SEB / MEC:
    •    Avaliamos a Nota Técnica da COEM, que versa sobre o cronograma nacional para a implementação do Novo Ensino Médio pelos sistemas estaduais de ensino e das avaliações nacionais, que terá assinatura conjunta: MEC, CNE, CONSED e FNCE.
Na visita a Coordenação-Geral de Avaliação de Programas de Educação Básica / SEB / MEC:
    •    Conhecemos os dados levantados pela análise dos resultados dos programas de Educação Básica.
    •    Avaliamos a possibilidade do compartilhamento destes dados ao FNCE, bem como aos CEE.
Na visita a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica / SEB / MEC.
    •    acompanhamos o encontro realizado pela SETEC, com o intuito de discutir os problemas atuais do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica - SISTEC e traçar um plano conjunto para levantamento de requisitos da proposta de uma nova Plataforma Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica.