elpidio1Nascido a 02 de setembro de 1909, na cidade de Florianópolis. Iniciou seus estudos no Colégio Coração de Jesus, ora homenageado, no ano de 1916. No ano de 1922 realizou exames de admissão no Colégio Catarinense, obtendo aprovação.

Em 1928 terminava Elpídio Barbosa o seu Curso de Ginásio, que lhe outorgava, na época, condições de bem exercer o magistério e lhe fornecia os conhecimentos para alçar Vôo mais alto em busca de um diploma superior.

O Curso de Direito inicia na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, quando exercia as suas funções de magistério na região norte-catarinense, prestando os então chamados "exames vagos"(realizados nos período de férias escolares).

Em 1935 ao ser trazido para ocupar o cargo técnico no Departamento de Educação do Estado matricula-se na Faculdade de Direito de Santa Catarina, onde, em 1938 obtém o título de Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais. Assim Elpídio Barbosa estava amparado num título de estudos superiores, de grande valia na "República dos Bacharéis" que era, à época, o Brasil, do qual não se jactaria, entretanto, porquanto valorizava, por demais, o ser professor.

Na área da educação atuou como Diretor do Grupo Escolar Professor Luís Neves, em Mafra, do Grupo Escolar Professor Joaquim Santiago, em Joinville. Ascende a Inspetor Escolar(1931-1934), é elevado a Subdiretor Técnico do Departamento de Educação do Estado(1935-1940), e a das injunções políticas é, no Governo de Celso Ramos, nomeado Secretário de Estado da Educação e Cultura.

Atuou como professor também no Colégio Coração de Jesus, na Escola Técnica de Comércio de Santa Catarina.

Na Faculdade de Ciências Econômicas exerceu a chefia do Departamento de Ciências Jurídicas. Sua contribuição ao ensino Catarinense se faz presente na estruturação da Fundação Universidade de Santa Catarina.

Com o advento da Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina - UDESC, fruto de estudos do Conselho Estadual de Educação, que presidia, aprovada pelo Decreto n. 2.802, de 20 de maio de 1965, implantou-a e foi o seu primeiro dirigente e ali, estava como Reitor, ao falecer.

Integrou o quadro associativo do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina.

Entre 1951 e 1955 exerceu mandato eletivo como deputado estadual na Assembléia Legislativa do Estado, sendo secretário da Mesa Diretora.

Membro do Conselho Estadual de Educação desde de sua primeira composição, tomou posse a 28 de maio de 1962, em solenidade presidida pelo Governador Celso Ramos. Na sessão de instalação foi escolhido presidente, o que lhe coube até a sua morte, em 1966.(Resumo do artigo "Uma vida a serviço da educação catarinense" - do Conselheiro Walter Fernando Piazza).