virginia

Neste dia 03 de março de 2020, no Conselho Estadual de Educação do Estado de Santa Catarina (CEE/SC) estiveram reunidos, com o seu Presidente Osvaldir Ramos, os principais integrantes da Coordenação do Programa “O Caráter Conta”. Na oportunidade e Presidente do CEE/SC fez a entrega da “MOÇÂO” aprovada por este conselho, por intermédio da proposição dos conselheiros Roque Antônio Mattei e Simone Schramm, contendo o seguinte teor:
“O CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SANTA CATARINA FORMALIZA, À UNIVERSIDADE VÍRGINIA TECH, ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA (USA), CUMPRIMENTOS PELO PROGRAMA: “O CARÁTER CONTA”, DESENVOLVIDO HÁ 15 ANOS EM CONVÊNIO COM O INSTITUTO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOCIAIS (IEPES) E A UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC), NA REGIÃO NORTE DO ESTADO DE SANTA CATARINA, COM OBJETIVO DE DESPERTAR A CONSCIÊNCIA DOS SEIS PILARES: SINCERIDADE, RESPEITO, RESPONSABILIDADE, ZELO, SENSO DE JUSTIÇA E CIDADANIA.”
    No ato de entrega da MOÇÂO, o Presidente do CEE/SC Conselheiro Osvaldir Ramos, destacou a relevância do Projeto na formação do caráter, com base nos valores e princípios universais da ética e do respeito, para o exercício da cidadania.
Programa “O Caráter Conta” auxilia os educadores a trabalharem com crianças e jovens visando desenvolver valores éticos e a fortalecer seu caráter, demonstrando que a firmeza de caráter, é resultado do compromisso em fazer a coisa certa, da consciência do que é certo e da competência para tomar decisões éticas e capacidade de resistir à tentação de colocar a popularidade, bem estar e o conforto acima da ética. Outro aspecto do programa está relacionado ao desenvolvimento da coragem moral, por intermédio de pequenas atitudes para adquirir confiança e experiência necessárias para enfrentar desafios maiores.
Este Programa está sendo trabalhado em inúmeras escolas americanas, centros de detenção juvenil nos EUA e em alguns países da América Central. No estado de Santa Catarina, nas escolas municipais e estaduais da região Joinville mais de 110.000 (cento e dez mil) alunos se beneficiaram do programa para o despertar da consciência dos seis pilares: SINCERIDADE, RESPEITO, RESPONSABILIDADE, ZELO, SENSO DE JUSTIÇA E CIDADANIA,” fundamentais para nortear suas vidas e para construir uma sociedade mais harmoniosa e feliz.