PL 2 1

Na tarde do dia 19 de fevereiro, o ilustríssimo Senhor Nereu do Vale Pereira foi agraciado com o Diploma de Mérito Educacional,  no Conselho Estadual de Educação. Nereu do Vale Pereira foi Presidente desta Casa, no período de 1972 a 1975. Sociólogo, economista e folclorista, especializado em Planejamento Econômico, Sociologia e Planejamento Educacional é Doutor e Livre Docente. Seus trabalhos técnicos, estudos e pesquisas estão voltados para a etnografia, folclore, museologia, análise ambiental e registros da cultura açoriana em Santa Catarina. Lecionou em escolas de primeiro e segundo grau, no Ensino Superior, na Pós-Graduação tanto na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), como na Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), além de ter lecionado nos Cursos Superiores da Polícia Militar de Santa Catarina. Integrou o Conselho Estadual de Educação (CEE/SC) e o Conselho de Cultura de Santa Catarina. Foi na política que ocupou vários cargos administrativos e técnicos e mandatos legislativos como Vereador e Deputado. Sócio Emérito do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina; Sócio do Instituto Histórico da Ilha Terceira – Açores; Membro e Presidente da Comissão Catarinense de Folclore, foi membro do Conselho Deliberativo da Fundação Franklin Cascaes; integrou o Conselho Técnico do Serviço Serviço do Patrimônio Histórico; integra o Núcleo de estudos Açorianos da UFSC; Membro da Academia Desterrense de Letras; membro da Academia Catarinense de Letras e Artes; é instituidor do Ecomuseu do Ribeirão da Ilha e seu Diretor Geral: Presidente  da Associação Ecomuseu do Ribeirão da Ilha, mantenedora do Ecomuseu. Membro titular da Academia Portuguesa de História, sendo o quinto brasileiro a integrar aquela Instituição na cidade de Lisboa. Atualmente exerce atividades Pastorais da Igreja Católica dedicando-se à Pastoral Familiar e estudos de religiosidade Popular. É autor de dezoito livros, centenas de artigos científicos e vídeos sobre cultura açoriana, com ênfase em Florianópolis e no Ribeirão da Ilha.
Publicou vários trabalhos sobre folclore. Seguem alguns deles:

•    Ribeirão da Ilha;
•    Vida e relatos;
•    Os engenhos de farinha de mandioca da Ilha de Santa Catarina, Origem e raízes do boi-de-mamão catarinense, Ritos de Passagem (1975);
•    Folclore ergológico (1979);
•    O sentimental e o folclórico Pão por Deus (1980);
•    Do fato folclórico ao fato turístico (1981);
•    As festas do Divino Espírito Santo – origens (1985);
•    Sobre a pombinha açoriana (1988);
•    A arte da baleeira (1991);
•    Mandioca e tradição (1992);
•    A simbólica do Espírito Santo (1997);
•    A flor símbolo de Santa Catarina.